Nossa História

2021

Em 2021, assinamos a transação de aquisição da NWB – Network Brasil, com foco em conteúdo e engajamento, é a maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil e acumula mais de 60 milhões de inscritos no YouTube e 80milhões de seguidores no Instagram.

Encerramos um ciclo em que operávamos apenas como Centauro, e entramos em um novo ciclo construindo algo maior: o ecossistema chamado Grupo SBF. Por isso, em março, nossas ações deixaram de ser negociadas sob o ticker “CNTO3” e passaram a ser negociadas sob o ticker “SBFG3”.

2020

Em 2020, concluímos a transação com a Nike, passando a operar a Nike no Brasil sob o nome Fisia. Com a transação, passamos a ser o distribuidor exclusivo de produtos NIKE, incluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos, no território brasileiro e a operadora direta exclusiva do canal de vendas eletrônico varejista (www.nike.com.br) e varejista exclusiva de lojas físicas NIKE, podendo abrir e operar lojas NIKE no território brasileiro.

Com isso, relançamentos o Grupo SBF, o ecossistema que vai impulsionar o esporte no Brasil.

2019

Em 16 de abril de 2019, realizamos o IPO na Bolsa de Valores de São Paulo, com o ticker CNTO3.

Capitalizados, conseguimos acelerar nosso crescimento e criar novas avenidas de crescimento ao longo do ano: inauguramos 18 lojas G5, reformamos 9 lojas do modelo tradicional para o G5, nosso omnichannel cresceu mais de 80% e o marketplace cerca de 120%. O crescimento veio acompanhado de uma melhora em nosso NPS (Net Promoter Score), que atingiu o nível mais alto da história da Companhia (82,6%), o que indica uma melhora de percepção por parte de nossos clientes.

2018

Em 2018, já contávamos com 16 lojas G5 e 100% de nossas lojas operando como mini centros de distribuição e oferecendo a possibilidade do cliente comprar produtos na plataforma digital e retirá-los nas lojas físicas; e enviar das lojas físicas para o endereço dos clientes produtos comprados online.

No mesmo ano, a plataforma digital foi responsável por 16,0% das vendas totais e cresceram 41,2% em relação ao ano anterior. Os resultados sugerem que o omnichannel cria valor para os clientes: as modalidades de venda que utilizam a integração entre todos os canais, em 2017, representavam 12,1% do volume de vendas da plataforma digital, enquanto, em 2018, já representavam 37,3%.

2017

2017
Em 2017, inauguramos nossas três primeiras lojas Centauro com o conceito Geração 5 (G5). A loja G5 é a materialização da nossa proposta de valor e oferece experiências que melhoram a jornada de compra do cliente, otimizando nas lojas físicas as vantagens do omnichannel, com diversas inovações desenhadas para que o cliente tenha na loja experiências que ele não pode ter na plataforma digital, além de oportunidades para os consumidores se conectarem com o esporte.

2015

Em 2015, passamos por uma reestruturação operacional com forte foco em redução de despesas e melhora de margem que fez com que a nossa produtividade aumentasse de maneira considerável.

Como parte dessa reestruturação, encerramos a operação da maioria das nossas lojas By Tennis, que, ao longo dos 23 anos de contribuições ao nosso negócio, se mostravam um modelo com pouco valor estratégico.

2014

Em 2014, a Centauro foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizada no Brasil.

2013

Em 2013, investimos ainda mais na estrutura da nossa plataforma digital. Por conta disso, inauguramos um novo Centro de Distribuição em Jarinu/SP, ampliando a área operacional para 59.809 m², quando somados todos os CDs.

2012

Em 2012, já com 233 lojas físicas, nosso fundador, que até então detinha 100% do capital social da Companhia, sentiu a necessidade de trazer um sócio investidor, para dar sequência ao desenvolvimento da nossa Companhia. Bomfim percebeu que a GP Investments, gestora de Private Equity, seria um parceiro ideal, em função do alinhamento dos princípios da GP com os princípios da nossa Companhia (por exemplo, a valorização da meritocracia) e da ampla experiência em gestão da GP, inclusive no setor varejista.

2009

Em julho de 2009, ao abrir a primeira loja no estado do Amazonas, foi dado um importante passo no processo de expansão, confirmando a presença física da Companhia em todas as cinco regiões do país.

2003

Em 2003, quando já estávamos presente em mais de 10 cidades do Brasil, iniciamos nossa plataforma digital através do site www.centauro.com.br, alcançando consumidores em todo o Brasil.

2000

No ano 2000, ao visitar uma recém-inaugurada livraria Megastore, nosso fundador percebeu que, em um país em que as pessoas eram apaixonadas por esportes, havia uma oportunidade para replicar este conceito para o mercado esportivo. No início houve resistência dos administradores de shoppings, receosos em ceder uma área com cerca de 1.000 m² para uma Megastore de produtos esportivos, conceito inédito no país. Porém, após muitas negociações, inauguramos nossa primeira loja Centauro nesse modelo, no Shopping West Plaza, em São Paulo/SP.

As vendas da nova loja indicaram que o modelo implementado seria bem-sucedido e rapidamente os administradores de shoppings começaram a demonstrar interesse em incluir nossa loja em seu portfólio. Dessa forma, começamos a replicar o modelo e expandir para o Brasil inteiro.

1981

A história da Companhia teve início quando nosso fundador, Sebastião Vicente Bomfim Filho, percebeu que os brasileiros estavam criando o hábito de fazer exercícios regularmente, mas que ainda não havia uma empresa no varejo esportivo capaz de atender as necessidades dos clientes. Com isso em mente, em abril de 1981, inauguramos, em Belo Horizonte/MG, a primeira loja Centauro, com 04 funcionários e um modelo de loja bastante avançado em relação a todas as lojas de esporte existentes até então.

© 2022 – Todos Direitos Reservados